A primeira fotografia do mundo e a primeira fotografia colorida

Por: Jean Pedro

Aproveitando o assunto sobre fotografias com o post do Léo, trago para vocês essa aula de história da evolução tecnológica humana. Trata-se da primeira fotografia do planeta e a primeira foto colorida.Confira alguns detalhes sobre elas:


Uma breve história sobre a fotografia

 Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo desses conceitos foi o da câmara escura, criada por Giovanni Baptista, em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava para esboçar suas pinturas. 
Vários outros estudiosos deram continuidade a Baptista. Dentre eles destacam-se Angelo SalaJohann Heinrich e Joseph-Nicéphore.

O primeiro registro fotográfico

Da janela do francês Joseph-Nicéphore Niepce, surge a primeira “fotografia” do mundo. Trata-se de uma imagem produzida, em 1826, numa placa de estanho coberta com um derivado fotossensível de petróleo (chamado Betume da Judeia). 
Se você reclama em ter que deixar um alto tempo de exposição em sua máquina pra obter uma boa imagem, sorte sua não viver na época de Niepce. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol.


A foto:

O fotógrafo:


A primeira fotografia colorida





Esta fotografia, paisagem da cidade de Angulema-França Meridional, é considerada a primeira fotografia colorida do mundo. Foi tirada no ano de 1872. O fotógrafo era Louis Ducos dü Hauron que propôs o método, conhecido como “subtrativo”, somente aperfeiçoado em 1930 para o uso comercial.
Louis Arthur Ducos dü Hauron (8 de dezembro 1837, Langon – 31 de agosto 1920, Agen) foi um francês pioneiro na fotografia colorida, além de ser criador dos princípios fundamentais da cinematografia atual, ao lado de Henry – Desiré Du Mont. Nos anos que se seguiram ao seu não publicado artigo de 1862, Louis se dedicou a criação de maneiras e práticas de gravação das imagens coloridas utilizando cores aditivas (vermelho, verde e azul) e subtrativas ( ciano, magenta,amarelo ). Em 1868 ele patenteou alguns de seus métodos e no ano seguinte escreveu Les Couleurs en Photographie. Um de seus primeiros trabalhos com fotografias coloridas foi Landscape of Southern France, tirada através do método subtrativo em 1877.