A Obra de Amaro Francisco

Por: Jean Pedro

Oi gente! Depois de séculos sem postar nada (gente a escola ta matando eu e a Iasmim rsr) mas enfim, hoje vim trazer para vocês um pouco da obra de Amaro Francisco, no qual tive a honra de achar um de seus quadros autografado no lixo, isso mesmo, no LIXO! Eu fico impressionado como as pessoas conseguem fazer isso! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse artista nordestino e brasileiro:

 Amaro Francisco Borges nasceu a 12 de março de 1939, no Sítio Piroca, município de Bezerros.Artista popular, irmão de J. Borges, famoso xilogravador, filho de pais pobres.
Como todo artista popular, Amaro Francisco, possui a liberdade criativa, sem tempo e sem limites. Trabalha, cria e transmite suas imagens com fortes traços da cultura nordestina, embrenhada no seu perfil de homem sofrido.
O tema principal de sua produção centraliza-se na angústia existencial, que transmite a imagem dolorosa da seca e das famílias dos retirantes fugindo da fome e da sede.
A expressão artística do xilógrafo Amaro Francisco está dentro de uma linha primitiva, cuja imaginária, o integra ao grande universo de artistas marginais, que utilizam os frutos de sua própria condição de vida, para dar luz a sua angústia existencial.
Seus trabalhos são quase todos em preto e branco e com poucos detalhes. Segundo o artista, as imagens firmes e belas, quando gravadas em preto e branco, despertam mais interesse e atenção do público. Para melhor atender à sua freguesia, Amaro passou a imprimir também em tecido algodãozinho as suas antigas matrizes, em preto e branco e coloridas.





E esse é o quadro que eu achei no lixo! É lindo demaiss!!