Moda Creepers. Você usaria?

Por: Iasmim Lemos


Os creepers foram criados para ser um calçado de guerra e foram usados pela primeira vez em 1945 por soldados na Segunda Guerra Mundial, com base no norte da África. Com o nome original de BROTHEL-CREEPERS, eles eram perfeitos para o ambiente por serem resistentes e permitir uma pisada mais firme.
Na década de 1950 os Teddy Boys  levaram os sapatos paras as ruas. E assim eles nunca mais saíram da cena underground atravessando as décadas de 60, 70, 80 e 90 no figurino de skinheads, punks, góticos e rockabillys.


Nos dias de hoje os creepers ganharam o coração de estilistas e editoras de moda e foram destaque essa semana nas passarelas resort 2013 da Chanel, em uma coleção que mostrava Maria Antonieta em pleno século XXI. De creepers e cabelos coloridos!
O modelo também apareceu nos desfiles de inverno 2012 das nacionais  Tritone Amapô e em revistas como Elle e Marie Claire gringas.



Mesmo ganhando “selo de aprovação fashion” os creepers continuam sendo um sapato estranho, underground e praticamente impossível de se ver nos pés de uma seguidora de tendências. 
Muita gente confunde os creepers com outros modelos flatforms. Mas os creepers possuem características bem específicas. Os modelos lembram uma mistura de oxford clássico com tênis, com cadarços ou fivelas (ou os dois!), sola com relevos laterais e em sua maioria uma costura trançada em formato U na frente do sapato.

Os fabricantes mais tradicionais do modelo são as inglesas Underground eT.U.K (foi a marca que eu comprei) e a boa notícia é que eles entregam aqui. Mas você também encontra creepers para vender no Brasil.

Categoria: